Páginas

Pesquisar este blog

17

características do senso comum

.. domingo, 7 de abril de 2013

Olhamos o mundo e parece que simplesmente vemos as coisas tal como elas são. Entretanto, ao olhar alguma coisa e nomeá-la, é preciso ter antes uma ideia do que ela seja;  as pessoas têm em suas cabeças alguma ideia do que e um carro, e, por isso, quando veem diferentes carros, podem dizer que viram um. O olhar humano sempre estará repleto de prenoções sobre a realidade que nos ajudam a compreendê-la. E elas estão repletas de conhecimentos do senso comum. O conhecimento do senso comum é uma forma válida de pensamento, mas não é o único possível. Há, por exemplo, o conhecimento científico. O conhecimento científico muitas vezes parte do senso comum para olhar a realidade, mas ele sempre precisa ir além do senso comum. Nosso olhar nunca é um olhar neutro, ele está sempre repleto dessas prenoções que vêm do senso comum. Para lançar um olhar sociológico para a realidade é necessário afastar-se dessa forma de observá-la.

Características do senso comum:

·         Imediatista: o senso comum se caracteriza muitas vezes por ser extremamente simplista, ou seja, muitas vezes não é fruto de uma reflexão mais cuidadosa. Não se preocupa em definir nada muito bem, não tem, portanto, preocupação com a terminologia que emprega.

·         Superficial: a superficialidade dessa forma de conhecimento está relacionada com o fato de que ele se conforma com a aparência, “com aquilo que se pode comprovar simplesmente estando junto das coisas: se expressa por frases como ‘porque vi’, ‘porque sentir’, ‘porque disseram’, ‘porque todo mundo diz’” (ANDER-EGC apud MARCONI e LAKATOS, 2003, p. 77).

·         Acrítico: outras características é o fato de ele ser, muitas vezes, uma forma de conhecimento acrítico, ou seja, não estabelece uma visão aprofundada do que vê, não questiona o que é dito.

·         Cheio de sentimentos: muitas vezes nossa visão da realidade é excessivamente marcada pelas nossas emoções, e as emoções normalmente tiram a objetividade da pessoa, pois  são pessoais e não estão baseadas na razão. Elas podem fazer com que ajamos de forma irracional.

·         Cheio de preconceitos: ele muitas vezes é repleto de preconceitos. O preconceito é o conceituar antecipadamente, ou seja, é a atitude de achar que já sabe, sem conhecer algo de verdade, pois usa explicações prontas que estão repletas de juízos de valor. Portanto, a atitude preconceituosa com relação à realidade e a tudo o que a cerca é aquele da pessoa que julga sem conhecer, com base no que acredita que é ou no que deve ser. Todas elas estão intimamente relacionadas  pois uma alimenta a outra. Se quisermos construir um conhecimento coerente e consistente, precisamos afastar as prenoções e os julgamentos de valor que estão presentes no senso comum. O olhar que evita essas posturas relacionadas ao senso comum é o olhar do estranhamento.

·         Obs. “lembrando a questão da pena de morte”, como exposto em sala de aula, analisar questões como esta, leva necessariamente a pensar se não estamos agindo de acordo com nossos sentimentos, preconceitos, imediatismo, superficialismo e, portanto, não estabelece uma visão mais  aprofundada do objeto de estudo em sociologia.

 

 

17 comentários:

  1. me ajudou muito....valeu a pena entrar no site

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o site, rico em conteúdo!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns excelente explicação, muito elucidativo!

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado. Me ajudou bastante e explicação ótima e fácil estudar.👍🏻

    ResponderExcluir

:) :( ;) :D ;;-) :-/ :x :P :-* =(( :-O X( :7 B-) :-S #:-S 7:) :(( :)) :| /:) =)) O:-) :-B =; :-c :)] ~X( :-h :-t 8-7 I-) 8-| L-) :-a :-$ [-( :O) 8- 2:-P (:| =P~ #-o =D7 :-SS @-) :^o :-w 7:P 2):) X_X :!! \m/ :-q :-bd ^#(^ :ar!

sociologia ensino médio / baseado no Simple | por © Templates e Acessórios ©2013